Embora desejássemos que fosse mais fácil revisitar os jogos clássicos, geralmente é quase impossível ou incrivelmente caro colocar as mãos em um título antigo que você deseja jogar novamente. É aí que entra a emulação. A Sony lançou o PlayStation Classic, mas ele vem com apenas 20 dos melhores jogos PS1 e não é capaz de executar nada além dessa seleção. E se você quiser repetir um jogo que não está na lista? Os emuladores dão acesso a toda a biblioteca de jogos do PlayStation, permitindo que você jogue todos os melhores jogos que o sistema antigo tinha a oferecer. A maioria funciona em Android ou PC, mas alguns também funcionam em Mac e Linux.

Também encontramos os melhores emuladores de console para NES e SNES.

Os melhores emuladores PS1

Se você fizer uma pesquisa rápida, verá que há muitos emuladores diferentes para escolher. Se você está tendo dificuldade em descobrir qual deles tentar, dê uma olhada em nossa lista dos cinco melhores emuladores PS1 e temos certeza de que encontrará um que seja adequado para você.

ePSXe (PC, Mac, Linux, Android)

Um dos emuladores de PlayStation mais conhecidos e confiáveis ​​para Android, ePSXe é um balcão único para emulação de PS1 de qualidade. Com controles personalizáveis ​​e suporte ao controlador em todas as plataformas, você pode desfrutar de jogos originais do PlayStation com um controlador PS3 ou PS4 para obter uma experiência natural. O ePSXe possui suporte gráfico aprimorado para OpenGL, junto com uma opção de tela dividida para jogos multijogador locais. Como a maioria dos emuladores, ele tem estados de salvar e carregar para que você possa continuar de onde parou. É gratuito no PC, Mac e Linux – e pode ser baixado do site oficial ePSXe – mas você precisará gastar $ 3,75 na Google Play Store para usá-lo no Android.

O ePSXe costumava ser atualizado regularmente, mas não recebeu muitas melhorias desde 2016. Apesar de estar quase estagnado e final neste ponto, o ePSXe é um emulador legado que ainda é um dos melhores.

Mednafen (PC)

Mednafen (anteriormente conhecido como Nintencer) se tornou um grande emulador versátil após seu primeiro lançamento estável em abril. Ele não só suporta emulação PSX, mas também Super Nintendo, Game Boy Advance, Sega Genesis e muitos mais, incluindo plataformas há muito esquecidas como WonderSwan. PSX é a plataforma mais “avançada” que suporta e lida muito bem com a vasta biblioteca. Existem algumas coisas que você deve saber antes de usar o Mednafen para todas as suas necessidades de emulação retro. Você precisará baixar seus próprios arquivos BIOS para fazê-lo funcionar. Mednafen também é executado através da linha de comando de sua CPU por padrão. Não se preocupe, se você não for um gênio da informática. Você pode baixar MedGUI Reborn e MetroMed para criar um layout mais acessível.

Baixar Mednafen

RetroArch (PC, Mac, Linux, Android)

RetroArch não é tecnicamente um emulador. É um “frontend” que permite manter um conjunto de emuladores em um local fácil de usar. Para PSX, os núcleos de emulação são do Mednafen, então este é um bom download se você estiver tendo problemas para usar o Mednafen como um produto independente. O mais legal do RetroArch é que ele é compatível com o NetPlay, o que significa que pode jogar alguns jogos online. Como o Mednafen, você terá que baixar arquivos BIOS para jogar nele. Embora tenhamos listado apenas quatro plataformas compatíveis acima, RetroArch também é compatível com a maioria dos consoles domésticos. Dito isso, você pode ter que hackear seu console para usar RetroArch, e não recomendamos fazer isso. Se estiver usando RetroArch no Android, você pode baixá-lo na Google Play Store. Usuários em outras plataformas devem ir para o site oficial RetroArch.

BizHawk (PC)

Bizhawk é outro emulador baseado no Mednafen e é ótimo para jogadores casuais, embora sua verdadeira atração sejam os recursos de speedrunning. O BizHawk permite que os speedrunners usem ferramentas para mudar a jogabilidade para rodar em jogos retro. O BizHawk tem vários recursos de assistência pré-programados que os jogadores podem usar para ajustar os jogos às suas preferências. Isso inclui recursos como retrocesso (para prática, obviamente) e ferramentas de gravação. Além do suporte para PlayStation, o BizHawk funciona com dezenas de plataformas. Se você deseja executar o speedrun em seu PC. verifique o BizHawk.

Baixar BizHawk

FPse (Android)

Uma adaptação separada do emulador de PC Playstation FPSE, o FPse tem uma função diferente. Possui recursos específicos para dispositivos móveis que funcionam incrivelmente bem com dispositivos Android. Você também pode compactar ROMs para não ocupar muitos dados de armazenamento ao construir sua biblioteca. FPse oferece suporte a controles touchscreen usando um controlador digital, bem como gamepads compatíveis com Android. Possui inúmeras opções de personalização, e você vai adorar a resolução e os recursos de salvar e carregar. Inclui até um menu cheio de códigos de trapaça. Sabemos que não é grátis, mas $ 3,63 (sim, é um preço ímpar) é um roubo pelo que você ganha.

Você pode mergulhar totalmente em todos os seus jogos clássicos favoritos com esses emuladores PS1, o mais perto que você chegará de jogar no PlayStation original. Nossa lista tem muitas opções para atualizar ou retroceder sua jogabilidade no Android, PC ou qualquer outro.

Isenção de responsabilidade: embora baixar e compartilhar emuladores seja perfeitamente legal, baixar arquivos ROMs BIOS é ilegal, mesmo se você possuir uma cópia física do jogo. Esta lista deve ser usada como referência. Não defendemos o download ilegal de jogos.

Recomendações dos editores