A LG certamente aproveitou ao máximo a CES 2021 expo online, anunciando uma série de novas TVs OLED, TVs 8K, novos modelos de orçamento e até mesmo uma tela ‘QNED’ que deve dar a sua programação sua maior sacudida em anos. Mas o que é QNED, e você deve prestar atenção a isso?
A principal confusão aqui é que QNED se parece muito com … todas as outras siglas de TV. O nome é muito semelhante aos painéis QLED (díodo emissor de luz quântica) da Samsung, encontrados nas mais recentes TVs Samsung e – como o QLED da Samsung – também se refere à tecnologia LCD ao invés de, digamos, OLED ou MicroLED.
É especialmente confuso dado que a LG e a Samsung são concorrentes tão próximos. Considerando que a Samsung é a maior fabricante de TVs do mundo, a LG está um pouco atrás, e as duas marcas de TV são frequentemente citadas na mesma frase, especialmente em questões sobre a melhor TV para comprar.
QNED e QLED são tão semelhantes que a confusão ou erro ocasional parece inevitável, e não podemos deixar de sentir que a LG poderia ter feito mais para se diferenciar – a menos, é claro, que planejasse negociar com a familiaridade existente dos consumidores com a TV Samsung tecnologia.
Se você deseja saber o que realmente é uma TV QNED e o que a diferencia de outras TVs LG – ou TVs Samsung – este é o guia para você.
O que é QNED?
QNED significa ‘díodo nano-emissor quântico’, o ‘nano’ referindo-se ao tamanho minúsculo de seus 30.000 LEDs usados em sua luz de fundo.
Isso porque o QNED usa a chamada tecnologia MiniLED – um tipo de luz de fundo que usa um grande número de luzes LED muito pequenas para controlar o brilho e criar contraste efetivo entre as diferentes áreas da tela. As TVs QNED da LG também possuem 2.500 zonas de escurecimento para limitar o florescimento e garantir que a luz seja direcionada para onde deveria na tela.
Essa tecnologia MiniLED também é vista nas TVs QLED das séries 6 e 8 da TCL, e a Samsung deve anunciar sua própria linha de produtos em breve.
A LG diz que sua nova luz de fundo “compreende até quase 30.000 minúsculos LEDs que produzem incrível brilho de pico e uma taxa de contraste de 1.000.000: 1 quando combinada com até 2.500 zonas de escurecimento e zonas de escurecimento locais avançadas”.
O controle de contraste e brilho deve ser semelhante ao de OLED, dado o número de LEDs em jogo. Os painéis OLED podem desligar pixels individuais inteiramente, levando à sua chamada taxa de contraste ‘infinita’ entre realces brilhantes e pretos profundos. Não é um batedor OLED, mas ainda deve elevar o desempenho da atual linha de TV LCD NanoCell da LG.
A luz de fundo não será o único fator a determinar se a sua TV é boa – e é notável que metade das novas TVs QNED da LG usam seu processador de TV de especificações mais altas, o a9 Gen 4 AI, enquanto a outra metade usa um menor -spec modelo A7. Portanto, uma TV com ‘QNED’ ou ‘MiniLED’ estampada não significa que ela está obtendo as melhores especificações automaticamente.
Quais TVs QNED posso comprar?
A LG lançou quatro TVs QNED até agora em seu LG TV 2021 gama, sob sua marca NanoCell: o Nano9Z, Nano9X, Nano9C e Nano9A. Os dois primeiros são TVs de 8K, e os dois últimos são TVs de 4K – mas todos estão disponíveis em tamanhos de 65 e 75 polegadas, com um tamanho adicional de 86 polegadas para o Nano9Z e Nano9C.
Eles variam ligeiramente na taxa de movimento de seu painel (60-120 Hz), enquanto os modelos 4K se contentam com um processador AI a7 Gen 4 de especificações médias em vez do chip AI premium a9 Gen 4 usado nos modelos 8K e na maioria dos LG’s novos conjuntos OLED para este ano.
Não há preços ou informações de lançamento até agora, mas teremos certeza de atualizar esta página quando mais detalhes forem confirmados. Esperamos uma faixa de preços a partir de cerca de US $ 1.000 / £ 1.000 / AU $ 1.500, pelo menos, para o modelo QNED mais barato, e possivelmente chegando a duas ou três vezes isso. O segundo trimestre de 2021 (portanto, de abril a julho) parece ser o momento mais provável para esses conjuntos começarem a chegar ao mercado.
E quanto ao OLED?
A introdução do QNED é especialmente interessante devido à tendência da LG para TVs OLED. O fabricante de TV lança algumas das melhores TVs OLED que existem, como a muito popular LG CX OLED que vimos em 2020 (e que tem um sucessor C1 para 2021).
A LG enfatiza que a QNED ficará abaixo de sua faixa de OLED, ao invés de substituí-la ou substituí-la, mas está claro que a empresa deseja fortalecer sua oferta de LCD para não perder para a Samsung e outros – visto que nem todo mundo vende tecnologia de TV OLED .
A LG parece ter colocado um pino em seu OLED da Série B, substituindo o intervalo por um novo OLED da Série A – então esperamos que a combinação de OLEDs de baixa especificação e LCDs de alta especificação comece a fechar a lacuna entre as diferentes categorias de produtos da LG , mesmo que o LG C1 e LG Gallery Series OLED ainda devam superar seus concorrentes QNED.
- Confira todos os ‘s CES 2021 cobertura. Estamos cobrindo remotamente o programa apenas online para trazer a você todas as novidades e lançamentos de tecnologia, além de um punhado de análises práticas.