Montar um computador permite que você escolha precisamente qual tela, sistema e outros componentes deseja. Tornar o resultado final exclusivo para suas necessidades e desejos é crucial, e selecionar o melhor processador é uma etapa essencial em seus esforços.

Alguns processadores apresentam altas velocidades ou grande potência, enquanto outros nos impressionam com o valor com base no que oferecem. Os processadores AMD Ryzen fazem todas as opções acima, portanto, eles dominam nossa lista como resultado. O AMD Ryzen 5 2600 é nossa escolha número um, pois tem seis núcleos e 12 threads. Se você estiver montando um PC pela primeira vez, não se esqueça de ler nosso guia sobre como construir um computador.

Os melhores processadores em 2020 em resumo

O processador de melhor orçamento: AMD Ryzen 5 2600

A AMD pode ter uma nova gama de processadores Ryzen de terceira geração que estão roubando os holofotes, mas no final do orçamento do espectro de CPU, agora você pode encontrar alguns de seus melhores chips bang-f0r-your-buck da última geração. O Ryzen 5 2600 é indiscutivelmente o melhor desse grupo. Ele tem seis núcleos e 12 threads e, embora não aumente automaticamente acima de 4 GHz, com um pequeno ajuste, overclocks acima de 4.1 GHz são facilmente possíveis com refrigeração a ar.

Se o seu orçamento o impede de gastar cerca de US $ 100 em uma CPU, existem alternativas que vale a pena considerar. Ryzen 3200G da AMD está em torno desse preço e desfruta de gráficos Vega integrados para alguma habilidade de jogo de nível básico. Ele tem apenas quatro núcleos e quatro threads, tornando-o uma CPU menos capaz do que o Ryzen 5 2600, mas é um ótimo chip a um preço muito acessível.

A Intel tem algumas alternativas a um custo semelhante ao AMD Ryzen 5 2600, como o Core i5-10400F de décima geração com o mesmo núcleo e contagem de threads. Ele tem uma velocidade base um pouco menor, mas um aumento de núcleo único mais alto por quase o mesmo custo. No entanto, o chip da Intel não inclui gráficos onboard – que estão incluídos no Core i5-10400 por cerca de US $ 25 a mais.

O melhor processador básico: AMD Ryzen 5 3600

AMD Ryzen 9 3900x
Dan Baker / Tendências digitais

O sucessor do nosso CPU econômico favorito, o Ryzen 5 3600 é uma conquista surpreendente para a AMD. Ele tem as mesmas melhorias na arquitetura Zen 2 que o resto da linha Ryzen 3000, e os mesmos seis núcleos e 12 threads de seu irmão mais caro, o 3600X. No entanto, enquanto sua velocidade de clock fica atrás de seus irmãos de nova geração, o overclocking automatizado da AMD o deixa muito próximo em desempenho de seus irmãos maiores a um custo muito reduzido. Mas faz tudo por menos de $ 200.

É comparável ao 9600K (e 10600K) mais caro da Intel em jogos e é capaz de superar seu peso em cargas de trabalho de produtividade graças aos seus 12 threads. Este é um CPU que oferece o tipo de desempenho que apenas alguns anos atrás teria sido a reserva dos melhores dos melhores. Quando você leva em consideração o caminho de atualização acessível apresentado pelas placas-mãe soquete AM4 multigeracional da AMD, o 3600 é um excelente ponto de partida para uma nova construção, não importa o que você planeje fazer com ele.

Se você for vendido em um chip Intel a um preço semelhante ao AMD Ryzen 5 3600, o Core i5-10600 tem núcleo e contagem de threads idênticos. No entanto, sua velocidade base é ligeiramente mais baixa, enquanto seu aumento de núcleo único atinge 4,8GHz. Este chip custa cerca de US $ 50 a mais que o CPU da AMD.

O melhor processador para entusiastas: AMD Ryzen 7 3700X

AMD Ryzen 9 3900x
Dan Baker / Tendências digitais

Se você estava apenas procurando uma CPU para jogos, provavelmente recomendaríamos o Ryzen 5 3600. No entanto, se você quiser fazer qualquer outra coisa no seu PC (ou além), então o Ryzen 7 3700X é o chip para você. Com oito núcleos e 16 threads, ele dizima a competição da Intel em cargas de trabalho multithread, mesmo levando a luta contra os chips de primeira linha, como o Core i9-9900K da Intel.

Embora o 3700X não tenha tantos núcleos nem atinja exatamente as mesmas velocidades de clock que seus irmãos maiores da série 3000, é indiscutivelmente o melhor multifuncional. Com sua configuração de oito núcleos, é mais preparado para o futuro do que os chips de seis núcleos mais comuns de hoje.

Uma alternativa Intel para o AMD Ryzen 7 3700X (nesta faixa de preço) seria o novo Core i7-10700F com o mesmo núcleo e contagem de threads. Sua velocidade base é menor em 2,9 GHz, enquanto seu aumento de núcleo único chega a 4,8 GHz. Custando pouco mais de US $ 20 a mais, o chip da Intel não inclui gráficos onboard.

O melhor processador topo de linha: AMD Ryzen 9 3900X

AMD Ryzen 9 3900x
Dan Baker / Tendências digitais

A joia da coroa na série Ryzen 3000 da AMD é o Ryzen 9 3900X. Embora o 3950X seja mais impressionante, é 50% mais caro, tornando-o mais Threadripper-lite do que uma verdadeira CPU convencional. Com 12 núcleos, 24 threads e um clock de impulso que chega perto de 4,6 GHz às vezes, o 3900X é um CPU incrivelmente poderoso considerando seu preço. Em jogos, apenas o Intel Core i9-9900K pode acompanhar, mas é uma disputa acirrada. Nossa análise sugeriu que o chip AMD deve avançar em muitos cenários.

É em cargas de trabalho de produtividade como Photoshop, transcodificação de vídeo e edição de vídeo que o AMD Ryzen 3900X realmente brilha. Com tantos fios para usar, ela está muito acima da concorrência mais próxima e o faz por um preço extremamente competitivo.

Se você é um jogador puro e não faz mais nada, o Intel Core i9-9900K ainda é o melhor chip. O mais recente Core i9-10900K, lançado em abril de 2020, também é um bom candidato se você está optando por um CPU mais recente a um preço acessível.

Ainda assim, para um desempenho geral completo, o AMD Ryzen 9 3900X é o melhor CPU do mundo – especialmente considerando suas recentes reduções de preço.

O processador mais poderoso: AMD Threadripper 3990X

AMD Threadripper 3990X

Se a AMD mudou a conversa com seus processadores principais da série Ryzen 3000, ela inverteu o script com Threadripper 3000. Mesmo entre aquela geração ridiculamente poderosa de CPUs topo de linha, o Threadripper 3990X está sozinho. É uma CPU genuinamente ridícula e desnecessária. Mas se você pode tirar proveito de seus 64 núcleos e 128 threads, não há outra CPU como esta, fora do espaço do servidor.

Primeiro, esta CPU tem mais núcleos e threads do que a maioria dos aplicativos saberá usar. Mas seu desempenho de thread único é simplesmente fantástico. Ele pode atingir 4,3 GHz em apenas um núcleo, o que significa que funcionará bem em tarefas de thread limitadas, como jogos. Claro, isso seria um exagero completo. Mas isso significa que mesmo quando você não pode usar todos os seus núcleos, ainda está obtendo um desempenho incomparável.

O preço é alto, quase US $ 4.000, tornando-o uma das opções mais caras de nossa lista. Ainda assim, é dezenas de milhares de dólares menos do que as ofertas de mais de 50 núcleos da Intel. Se você não precisa de tantos núcleos, você sempre pode obter o AMD Threadripper 3990X de 32 núcleos pela metade do preço (e ainda assim superar os processadores menos competitivos).

Você não precisa se deixar levar por todos os recursos para construir um processador personalizado que satisfaça todas as suas necessidades. Construir seu processador lhe dará uma grande vantagem em um mundo tecnológico em rápido crescimento. A pesquisa e a engenhosidade envolvidas no processo de construção customizada irão dotá-lo de um conjunto de ferramentas inestimável que o fará se destacar para os empregadores em potencial. Além disso, você não precisará pagar por manutenção e saberá como atualizar o sistema que construiu. Uma construção DIY permite que você monte um sistema superior em uma fração do orçamento que as mesmas especificações custariam para você pré-construído.

Esteja você com um orçamento limitado ou procurando algo mais poderoso, temos recomendações excelentes para atender às suas especificações. Conforme suas necessidades mudam, você sempre pode revisitar sua construção e ajustá-la para se adequar. Preço, compatibilidade e necessidade do usuário impulsionam a demanda por uma ampla gama de processadores – decidir qual deles você precisa requer um pouco de pesquisa; esperançosamente, nossa lista ajuda com isso.

Recomendações dos editores